Curuçá


Curuçá é uma cidade fascinante, onde inicia sua história no ano de 1652 com a chegada dos padres Jesuítas da Companhia de Jesus que vieram de Portugal para catequizarem essa região, e guarda uma das mais ricas manifestações culturais do Pará. Suas lindas praias e rios de águas cristalinas encantam quem vem desfrutar desse paraíso amazônico no litoral atlântico paraense. Mas esse paraíso é muito frágil e precisa de pessoas que ajude na sua conservação. Por esse motivo no ano de 2006, alguns jovens curuçaenses se reuniram com o Sr. João Meirelles do Instituto Peabiru e discutiram idéias de se organizar uma juventude consciente, e lhes ofereceu um curso de Monitores de Ecoturismo e de Agentes Ambientais, realizado pelo mesmo instituto e patrocinado pela Petrobras Ambiental e Governo Federal.

Depois da realização do curso, alguns desses jovens reuniram-se diversas vezes para discutirem, estudarem e também procuravam descobrir o que realmente queriam. E como surpresa para o Instituto Peabiru, esses jovens, filhos de pescadores, agricultores e professores de Curuçá, se organizaram e criaram o Instituto Tapiaim que tem como alguns de seus objetivos, Promover o Ecoturismo de Base Comunitária na Reserva Extrativista Mãe Grande de Curuçá, resgatar e valorizar a cultura, a história e a conservação do meio ambiente. O trabalho que o Instituto Tapiaim está realizando no momento é o Ecoturismo de Base Comunitária, com excursões para a praia da Romana, trilhas na comunidade de Muriazinho, nas comunidades de Recreio e Pedras Grande na Ilha de Fora e outras. A Romana ficou mais conhecida através de ações de turismo de base comunitária.


Por meio do projeto Casa da Virada, do Instituto Peabiru, a comunidade criou roteiros de ecoturismo e contribuiu para a fundação do Instituto Tapiaim, que organiza as trilhas e conduz os visitantes na Reserva Extrativista Mãe Grande de Curuçá, mostrando as belezas, riquezas do mangue e a cultura dos pescadores e catadores de caranguejo que vivem no local. A iniciativa é tão pioneira que representantes do Instituto Tapiaim já participaram do IV e V Salão de Turismo - Anhembi - São Paulo 2009/2010; do Seminário sobre Sustentabilidade na Bacia do Rio Negro, em Manaus AM - em 2009; do Encontro Nacional da Rede Tursisol (Rede Braisileira de Turismo Solidário e Comunitário, em Vila de Serra Grande no município de Uruçuca - BA, 2010, sendo um dos membros dessa rede.


O trabalho realizado em Curuçá atraiu o interesse de muitas pessoas e também especialistas da área. O Instituto Tapiaim é um dos 50 projetos de turismo de base comunitária selecionados para receber apoio do Ministério do Turismo. Com menos de um ano de trabalho, o Instituto Tapiaim já conduziu para a Praia da Romana e ilha de Fora mais 100 turistas. Cerca de 70% foram estrangeiros, o primeiro grupo foi de estudantes canadenses.

Os roteiros são comercializados por duas operadoras de ecoturismo, a Estação Gabiraba de Belém e o Turismo Consciente de São Paulo. Os monitores do Tapiaim conduzem os visitantes nas trilhas, preparam a hospedagem e mostram como se vive na região. Os passeios incluem almoço de comidas regionais na comunidade, banho de igarapé e praias, passeio pelo mangue e parada para ver gaivotas, maçaricos, garças, guarás e outros. É possível conhecer também a produção artesanal da farinha. A hospedagem pode ser feita nas casas dos comunitários, mas bem preparadas para receber os turistas. É uma experiência de interação com a cultura de pescadores, catadores de caranguejo, marisqueiras e pequenos agricultores.